Texto
Comentário de Pedro Esteves da Fonseca, 5.ºC
Olá a todos, desta vez vou apresentar o livro Robot Selvagem, cujo autor é Peter Brown. Peter Brown é um autor e ilustrador que escreve essencialmente livros para crianças. Formou-se no «Art Center» e mudou-se para New York. Peter Brown escreveu e ilustrou muitos livros para crianças e recebeu vários prémios e homenagens.
Esta história fala-nos de uma robot que foi parar a uma ilha onde viviam muitos animais. Roz (a robot) encontra um ganso e decide cuidar dele. Na ilha faz muitos amigos e descobertas.
Mais tarde aparecem na ilha dois robots gigantes que tentam levar Roz e...
Se quiseres saber mais clica no link: https://view.genial.ly/601fd65f2d8e210d2d2596d5/guide-o-robot-selvagem
Comentário de Mafalda Moita, 11.º F:
“Amou, perdeu-se, e morreu amando. É a história.” – Escreveu Camilo Castelo Branco, um dos maiores romancistas que Portugal já conheceu, na introdução da sua obra “Amor de Perdição”.
O “Amor de Perdição” faz-nos entrar em Portugal em pleno século XIX, imaginar as cidades, sentir os cheiros, odiar e amar as personagens, vivenciar em primeira mão o sofrimento, a ansiedade e o significado do verdadeiro amor.
Arrisco-me a dizer que foi dos livros mais emotivos que já li. Uma autêntica reivindicação do amor, uma autoconfissão de desespero, uma história apaixonante do princípio ao fim.
É um livro, mais do que isso, é uma experiência de vida relatada em detalhes que nos cativam a cada palavra. Sentimos o narrador tão próximo que parece que nos conta a história ao ouvido. As personagens tornam-se reais e, sem nos apercebermos, envolvemo-nos numa espiral de sentimentos que nos deixam cada vez mais agarrados à emoção de saber o que acontece a seguir.
É um livro que me marcou e que incentivo veemente a ser lido. É uma obra inesquecível, que nos deixa, muitas vezes, sem saber o que dizer, mas que nos ensina que no final, o coração torna-se “indiferente ao destino da nossa cabeça”.
Comentário de Pedro Esteves da Fonseca, do 5.ºC:
O livro que vou apresentar chama-se “Rubra, a árvore dos desejos”, de Katherine Applegate, publicado em Portugal pela Editora Fábula e com umas ilustrações fabulosas de Charles Santoro. Este livro conta-nos a história de um carvalho com muitos anos de vida que serve de casa para muitos animais mas, para além disso, num dia específico, todos os meninos e meninas de uma escola penduram lenços de pano com os seus desejos nos ramos do carvalho.
Gostei muito de ler este livro porque eu gosto de histórias tristes, com uma moral e que nos façam pensar nas ações que fazemos no dia a dia. Este livro é um exemplo!
Katherine Applegate é uma autora que escreve tanto livros para adultos como para crianças. “Rubra, a árvore dos desejos”, “O único e incomparável Ivan” e o “Grande gato imaginário Creenshaw” são alguns dos exemplos de livros para crianças. O “O único e incomparável Ivan” é o grande sucesso desta escritora e já ganhou vários prémios e foi adaptado para um filme que está agora disponível na plataforma «Disney+».